sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é modelagem digital?

Modelagem tridimensional (ou modelagem 3D) é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de modelo 3D.

É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na área. Atualmente os programas mais utilizados são: SketchUp, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Maya, ZBrush, Pro Engineer, entre outros.

A modelagem em três dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas. Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto. Há muito tempo começaram a surgir cinemas em 3D, que usando um óculos especial, permitia que o público visse filmes inteiros com imagens que praticamente saiam da tela do cinema. Hoje em dia o espetáculo é mais moderno, e mais seguro. Pois antigamente, os filmes em 3D podiam provocar dor de cabeça e outros sintomas, que fizeram o 3D parar por alguns anos. Hoje, a onda 3D em filmes, voltou com tudo com desenhos e outros filmes, que há muito tempo não voltava para as telas do cinema. A arte 3D é feita assim: é produzida a figura e, logo depois, é criada uma cópia avermelhada que, colocando um óculos especial, é possível ver a figura em 3D. O tridimensionalismo é usado também para criar livros, como no caso do Guiness Book 2009, o livro dos recordes, que vinha acompanhado de um óculos especial, para ver algumas figuras do livro com o efeito tridimensional, que aparece no cinema. Nos livros, pode não ser tão perfeito como nos cinemas, mas também é bastante real.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Referências (Mariano Steiner)

Agora selecionei umas referências do palestrante do nosso evento, o Encart.

Mariano Steiner tem uma modelagem mais realista, por isso as poucas referências abaixo (mais cartoon):




Referências (Victor "Torugo" Hugo)

Seguem mais referências para a modelagem.

As imagens abaixo são do Artista CG Victor Hugo:







Referências (Pedro Conti)

Seguem algumas referências de modelagem que vou utilizar para fazer os personagens do sítio.

Esses personagens são do Pedro Conti, um artista bem conhecido na área que atualmente faz parte do Tecno Image.










Mudanças...

Vendo o blog dos meus colegas de classe percebi que o meu iria seguir outro caminho caso eu continuasse com o que estava fazendo, a ideia era ir analisando as vinhetas e publicando aqui, mas isso é TCC FASE I. Apesar de eu estar na FASE I (é, estou atrasado), vou postar referências do meu produto, assim, seguindo o que foi orientado.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vinhetas de abertura do Sítio do picapau amarelo

Bom, como ainda não tenho o resumo do meu TCC (estou fazendo o artigo) vou explicar brevemente do que se trata.

No meu artigo irei analisar a influência da tecnologia nas vinhetas de abertura na adaptação do Sítio do picapau amarelo para a televisão entre os anos de 1977 e 2007, assim como as possibilidades que a tecnologia proporcionou para a representação da imaginação de Monteiro Lobato  nessas vinhetas.